Como a locação das cocheiras pode te ajudar a economizar

 22 de Junho de 2017

Manejo e dia-a-dia

Uma pergunta frequente que recebemos é "qual a melhor posição das cocheiras no terreno?" Não é para menos, uma das decisões mais importantes para se tomar na hora de fazer o seu haras ou instalação equestre que irá impactar diretamente na saúde e qualidade de vida dos cavalos além da eficiência de mão de obra- Levando em conta as rotas, circulações sociais e de serviço (fornecedores de serragem, feno, grãos), drenagem, insolação, ventilação entre outros inúmeros fatores devemos nos atentar para não tornar a localização do estábulo um problema para a salubridade das baias e as fluência das tarefas diárias.

Aqui vão algumas dicas para te ajudar a economizar não só na hora de construir como também durante o período de vida da cocheira:

Levantamento topográfico da área

Ele tem um custo inicial, porém, irá lhe trazer inúmeros benefícios incluindo economia em terraplenagem e drenagem. É possível calcular exatamente onde a cocheira deve ser implantada minimizando a movimentação de terra e diminuindo os custos com tubulação de escoamento das águas pluviais. É comum ouvir "mas meu terreno é plano, não preciso disso", acontece que na maioria das vezes as curvas são imperceptíveis a olho nu (especialmente em grandes áreas).

haras para cavalos arquitetura

Posicionamento em relação ao Norte

Após ter o levantamento planialtimétrico da área, escolhendo uma área mais alta para a locação no terreno, é hora de escolher o posicionamento em função do sol. Esta única decisão tem um impacto enorme na eficiência do pavilhão. Um bom posicionamento em relação ao sol irá ajudar a ter maior eficiencia energética (não acender luzes das cocheiras durante o dia) e deixar o ambiente mais salubre, consequentemente animais mais saudáveis- menos idas ao veterinário e gastos com medicamentos.

COCHEIRA ARQUITETURA

Ventos predominantes

Eles podem ser ótimos aliados ou terríveis inimigos. Vamos explicar o porque: Se você tem um bom posicionamento, terá sempre circulação de ar fresco e mesmo durante o verão não serão necessários ventiladores. Se você tem um animal resfriado dentro do pavilhão com posicionamento ineficiente, a brisa facilmente irá levar este resfriado para o cavalo na baia ao lado que ao contaminar-se pode levar para o cavalo ao lado e por aí vai.

HARAS BONITO PARA CAVALOS

Imagens: Wellington Equestrian Realty , Pinterest

 

 Comentários

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

 Nós respeitamos sua privacidade e somos contra o spam na internet.

Leia também

1
Olá, está com alguma dúvida? Posso te ajudar agora via WhatsApp!