Uma boa cerca para cavalos

Publicado em 17/07/2018 às 11h31

Já falamos aqui  sobre a escolha do material da cerca, após feita essa escolha, vamos falar um pouquinho sobre os atributos de uma boa cerca. Este post lhes dará informações para construir uma cerca funcional em sua instalação equestre, seja ela um haras ou uma hípica.

O cercamento de um haras representa um capital importante de investimento que deve ser cuidadosamente planejado antes construção. Ela não só protege a propriedade, mas também tem a função de dividir animais por grupos (matrizes, receptoras, éguas de trabalho, garanhões, etc). Uma cerca de pasto bem planejada e com boa manutenção pode mudar o visual da sua instalação para cavalos positivamente, assim como o contrário também pode acontecer.  

A melhor cerca para cavalos

O verdadeiro teste não é feito quando os cavalos estão em paz pastando, mas quando um cavalo excitado entra em contato cerca em uma tentativa de escapar. Diferente do gado, cavalos irão se chocar com maior impacto em uma cerca, porque eles são maiores e mais rápidos, atingiram a cerca com mais força.

Uma cerca perfeita deve ser altamente visível para os cavalos, os cavalos tendem a correr quando se veem em perigo, mesmo que o pasto seja pequeno e a cerca esteja relativamente próxima a ele, deve ser substancial o suficiente para ser visível. Uma cerca deve ser segura o suficiente para conter um cavalo que corre contra ela sem causar ferimentos ou danos. Deve ser alta o suficiente para desencorajar saltos, sólida o suficiente para desencorajar o teste de força.

Como deve ser o layout de um pasto

O planejamento de uma boa cerca inclui mais do que selecionar seu material, o melhor planejamento envolve um layout desenhado em escala que mostra portões, linhas de cerca, onde cercas cruzam riachos ou outros obstáculos, caminhos irregulares ao longo do fluxo, rotas de tráfego para cavalos e manipuladores, rotas para suprimentos e água, tráfego de veículos (circulação social) e acesso ao equipamento de corte para dentro do piquete.

Abaixo, um exemplo de espaço mal planejado:

E agora da maneira correta:

Uma boa altura para a cerca de piquete dos cavalos deve estar entre 1,35 a 1,55 metros do nível do solo, outra regra aplicável é que ela esteja acima da altura de cernelha dos animais, se você tem cavalos muito baixos ou muito altos para desencorajar o salto ou que eles virem a cerca ao se coçar. Na parte inferior, um espaçamento de 20 centímetros impedirá que o casco dos cavalos fiquem presos ao mesmo tempo que irá desencoraja-los de comer a grama do outro lado.

Os vãos da cerca devem ser largos o suficiente de forma a não prender os pé, pernas e cabeça dos cavalos.

A cerca deve ser lisa na parte onde estão os cavalos, ou seja, postes de fixação devem estar na face externa do piquete a fim de evitar lesões e coices dos cavalos que ao longo do tempo, no sentido contrário, podem danificar e até abrir a cerca.

Apesar de parecer simples, o tipo de material, desenho e layout da cerca para pastagens é um assunto bem complexo e por incrível que pareça ainda há muito para ser falado aqui sobre este tema. Acredito que as informações básicas que deixamos neste post irão ajudar a ter uma ideia inicial de layout seguro.

 

Fontes: Horse Stable and Riding Arena Design; Building a farm horse fence ; Stable Management

 

Categoria: Masterplan / Implantação de haras e hípicas
Tags: arquitetura para cavalo, cerca para cavalo, cerca para pasto, cerca para piquete

Enviar comentário

voltar para Arquitetura Equestre

left show fwR|left tsN fwR|left show fwR|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY uppercase|fsN fwR uppercase|uppercase|news login fwR uppercase|tsN fwR uppercase|b01 uppercase bsd|content-inner||news fl