Redondel para cavalos- Tamanho, tipos de fechamento e piso

Publicado em 18/10/2016 às 12h24

Um redondel pode ser uma ferramenta de grande utilidade para qualquer instalação equestre. Ele cria um ambiente seguro para trabalho, uma vez que não possuí bordas ou cantos e proporciona maior contato com o cavalo. 

dimensões redondel para cavalos

Dimensões do redondel

A dimensão do redondel pode variar de acordo com a preferência de cada proprietário ou treinador. Alguns acreditam que em um circulo grande é mais difícil controlar o animal, especialmente os que estão em treinamento e tem o costume de "empacar", o que dificulta o trabalho para o cavalo e treinador. Mas se você possuí cavalos de porte maior, eles se movem com menos passos e um redondel pequeno pode não ser o mais eficiente.  A dimensão do redondel deve estar entre 12 e 35 metros de diâmetro, não deve ser menor do que 12 metros de diâmetro, sendo que os mais comuns variam entre 15 e 20 metros.

Para calcular o número de postes o ideal você deve multiplicar o diâmetro por 3,14 para determinar a circunferência e dividi-la pelo número adequado, variando conforme tipo de material, espessura e profundidade. Você também deve levar em conta a abertura da porteira de acesso ao redondel para este calculo.  

Materiais de fechamento do redondel

redondel para cavalos

Uma estrutura de ferro pode ter a vantagem da flexibilidade (você pode montar e desmontar em outro lugar). Por outro lado, é uma opção que demanda manutenção de pintura e ferrugem, além disso, se um cavalo cair a estrutura de ferro deve ser sólida e firme o suficiente para não desmontar, o que a torna também mais cara.

A madeira é bastante utilizada, é uma solução atrativa no visual e em custo. Porém, a sua manutenção é permanente com pintura, pragas, etc. Além disso, um cavalo que dê um coice pode facilmente quebrar a madeira e se machucar.

Alguns também utilizam o concreto como opção. É uma solução que ajuda a conter a poeira dentro do redondel, o que pode ser bom ou não, dependendo da sua prioridade. É uma solução de custo elevado, pois demanda uma estrutura reforçada. Também é de forte impacto nas pernas do animal que dê um coice, podendo lesionar suas pernas e pés.

Existe uma opção pouco utilizada no Brasil, mas que nos agrada bastante, são as cerca de PVC. Sua manutenção praticamente não tem custo (somente limpeza), além disso, um animal que dê um coice não irá se machucar pois o PVC tem flexibilidade. Só há que se certificar de que o material é de qualidade.

Piso do redondel

Se você não tiver orçamento para pagar outras opções, pode deixar o interior do redondel em sua terra natural, mas é recomendável ao menos descompactar o solo no mínimo 1 metro de profundidade. Durante o período de chuvas o solo natural pode se tornar lamacento e inseguro para rodar os cavalos.

Areia é a opção ideal, pois proporcional a drenagem ideal da água da chuva, é macia para as pernas dos cavalos durante o trabalho.

Referência e imagens: Ride Magazine ; Horse Channel ; Equus Magazine

Tags: Arquiteto de haras, arquiteto de hípicas, arquitetura de haras, Arquitetura Equestre, projeto de haras, projeto de hípica, redondel para cavalos

Comentários

Fernando Antonio Prézia do Amaral em 09/02/2017 12:33:12
Boa tarde .
Quanto de areia preciso para uma pista de hipismo de 50 metros de comprimento, por 40 metros de largura, por 0.5 cm de espessura de piso.
Abraço, Fernando.
Hugo em 19/10/2016 21:34:10
Qual quantidade de areia ideal?

Enviar comentário

voltar para Arquitetura Equestre

||left||||news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 c05 bsd|c05|b01 c05 bsd|content-inner||news fl