Planejamento e layout de pastagens

Publicado em 25/07/2017 às 10h06

Talvez uma das tarefas mais difíceis enfrentadas por um novo proprietário na hora de construir uma instalação equestre seja  o planejamento e layout da propriedade. Em artigos anteriores, falamos sobre "Os 5 erros mais comuns ao projetar para cavalos", "Como construir um haras funcional 1, 2 e 3", "Dicas para prevenção de incêndio em cocheiras", "Cercas para piquetes- Qual o tipo ideal?" e "Amônia, fora da minha cocheira 1 e 2". Neste artigo iremos nos concentrar no planejamento e design adequados de pastagens e piquetes. Uma instalação corretamente planejada não só fará o uso mais eficiente da propriedade, mas também facilitará o gerenciamento eficiente de animais, criará um ambiente saudável e promoverá o gerenciamento adequado de manutenção.

Pastagens para cavalos como fazer layout

O primeiro passo no processo de planejamento é obter um plano diretor preciso, para isso é necessário um levantamento planialtimétrico e fotografia aérea, incluindo as seguintes informações:  linhas da propriedade, estruturas e estradas existentes, quaisquer recursos especiais, como lagos, informações topográficas e quaisquer restrições de zoneamento. Uma vez que toda a informação está neste plano, o processo de planejamento pode começar.

Itens a serem considerados no Plano de pastagens dos cavalos:

1. O número de cavalos em cada tropa.

2. O clima afeta diretamente a taxa de crescimento das gramíneas.

3. A quantidade de requisitos nutricionais do seu cavalo fornecida através da forragem.

4. Planejar pastagens para permitir a rotação de piquetes.

Pastagens e layout dos piquetes para os cavalos

Ao considerar o desenvolvimento de sua propriedade para pastagens, uma das principais preocupações principais é "Quão grande eu faço os pastos?". Você deve considerar sua pastagem como um cultivo de capim, produção de plantas, espécies de forragem e as necessidades de fertilidade NÃO são constantes e poderá variar com a temperatura de cada local, bem como a umidade do solo, o período de descanso da planta e a estação do ano. Portanto, a flexibilidade deve ser incorporada em qualquer projeto eficiente de pastagem.

Diretrizes para ajudar no layout do pasto do seu cavalo

1 - Topografia e geografia das pastagens: Os pastos individuais não devem ter encostas com inclinações abruptas; Também é recomendável que nos casos de desníveis significativos os piquetes não sejam orientados para cima e para baixo das encostas.

2- Preocupações ambientais: Dê preferência por manter os cavalos longe de rios, pântanos ou zonas de solo muito úmidas. As áreas úmidas devem ser evitadas porque tipicamente tem presença de maior número de insetos e plantas venenosas.

3- Tamanho do pasto para os cavalos: Devem ser dimensionados suficientemente grandes para lidar com a taxa de estocagem e sistema de rotação. As pastagens de forma retangular tendem a ser melhores para os cavalos pois incentivam o exercício. As pastagens de formato irregular devem ser evitadas para minimizar os riscos de lesão. Qualquer pasto com menos de dois acres por cavalo deve ser considerado apenas para exercício e não fonte de alimentação constante.

4- Locação dos acessos: Evite colocar as porteiras de acesso a pastagens em áreas baixas por conta de acúmulo de água em tempos de chuva. A porteira deve ser grande o suficiente para passarem dois cavalos sem se machucar, portões estreitos devem ser evitados pois aumentam o risco de lesão. Preferencialmente devem estar longe do cantos, mais próximos da circulação.

5- Água: Cochos dentro dos piquetes devem fornecer água sempre limpa e fresca para os cavalos. Para otimizar a estrutura e mão de obra, coloque-os em áreas de acesso de mais de um pasto (no encontro entre eles).

6- Segurança e bom senso: Conceber pastos seguros para os cavalos é primordial. Evite fechamentos que os animais tenham dificuldade de enxergar como cercas de arame liso, ou cercas de arame farpado que possam machucar os animais. Lembre-se, consultar um profissional é sempre necessário, pois gerenciar pastagens é um processo que exige conhecimento, diligencia e dinheiro.

Fontes: WikimediaInfoHorse ; Extension.org

Enviar comentário

voltar para Arquitetura Equestre

||left||||news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 c05 bsd|c05|b01 c05 bsd|content-inner||news fl