Pistas

Redondel para cavalos- Tamanho, tipos de fechamento e piso

Publicado em 18/10/2016 às 12h24

Um redondel pode ser uma ferramenta de grande utilidade para qualquer instalação equestre. Ele cria um ambiente seguro para trabalho, uma vez que não possuí bordas ou cantos e proporciona maior contato com o cavalo. 

dimensões redondel para cavalos

Dimensões do redondel

A dimensão do redondel pode variar de acordo com a preferência de cada proprietário ou treinador. Alguns acreditam que em um circulo grande é mais difícil controlar o animal, especialmente os que estão em treinamento e tem o costume de "empacar", o que dificulta o trabalho para o cavalo e treinador. Mas se você possuí cavalos de porte maior, eles se movem com menos passos e um redondel pequeno pode não ser o mais eficiente.  A dimensão do redondel deve estar entre 12 e 35 metros de diâmetro, não deve ser menor do que 12 metros de diâmetro, sendo que os mais comuns variam entre 15 e 20 metros.

Para calcular o número de postes o ideal você deve multiplicar o diâmetro por 3,14 para determinar a circunferência e dividi-la pelo número adequado, variando conforme tipo de material, espessura e profundidade. Você também deve levar em conta a abertura da porteira de acesso ao redondel para este calculo.  

Materiais de fechamento do redondel

redondel para cavalos

Uma estrutura de ferro pode ter a vantagem da flexibilidade (você pode montar e desmontar em outro lugar). Por outro lado, é uma opção que demanda manutenção de pintura e ferrugem, além disso, se um cavalo cair a estrutura de ferro deve ser sólida e firme o suficiente para não desmontar, o que a torna também mais cara.

A madeira é bastante utilizada, é uma solução atrativa no visual e em custo. Porém, a sua manutenção é permanente com pintura, pragas, etc. Além disso, um cavalo que dê um coice pode facilmente quebrar a madeira e se machucar.

Alguns também utilizam o concreto como opção. É uma solução que ajuda a conter a poeira dentro do redondel, o que pode ser bom ou não, dependendo da sua prioridade. É uma solução de custo elevado, pois demanda uma estrutura reforçada. Também é de forte impacto nas pernas do animal que dê um coice, podendo lesionar suas pernas e pés.

Existe uma opção pouco utilizada no Brasil, mas que nos agrada bastante, são as cerca de PVC. Sua manutenção praticamente não tem custo (somente limpeza), além disso, um animal que dê um coice não irá se machucar pois o PVC tem flexibilidade. Só há que se certificar de que o material é de qualidade.

Piso do redondel

Se você não tiver orçamento para pagar outras opções, pode deixar o interior do redondel em sua terra natural, mas é recomendável ao menos descompactar o solo no mínimo 1 metro de profundidade. Durante o período de chuvas o solo natural pode se tornar lamacento e inseguro para rodar os cavalos.

Areia é a opção ideal, pois proporcional a drenagem ideal da água da chuva, é macia para as pernas dos cavalos durante o trabalho.

Referência e imagens: Ride Magazine ; Horse Channel ; Equus Magazine

Categoria: Pistas
Comentários (2) e Compartilhar

Picadeiros e pistas indoor de tirar o folego!

Publicado em 20/07/2016 às 20h37

Stork’s Nest Farm

Localização: Republica Checa

Designer: SGL Projekt (Praga)

Dimensões: 34m de diametro e 12,5 de altura

O picadeiro indoor é construído com vigas de madeira em arco coberto de policarbonato translúcido e toras de carvalho. Este design exclusivo, inspirado em um ninho de cegonhas, inclui uma grande clarabóia no centro da arena, permite filtrar a luz natural. Podeacomodar até 200 espectadores.

Reitarena Stubei

Localização: Fulpmes, Áustria

Designer: AO Architekten

A pista incluí telhado com inclinação de uma água só e revestimento em pedras para harmonizar com a paisagem circundante. A estrutura é cercada por um brise que protege o cavalo e o cavaleiro das intempéries, enquanto revelando vistas deslumbrantes sobre a montanha. Muito Frank Lloyd Wright ... eu gosto.

Grand Central Farm

Localização: North Salem, NY

Dimensões: 56 X 33 metros

Designer: Jeff Pearson of Pearson & Peters Architects (Lexington, KY)

Quem disse que pistas cobertas tem que ser claustrofóbicas? Esta pista coberta para cavalos possuí quase 17 metros de altura revestidos em lamina de madeira natural possuí um ar de catedral, realçado pela luminosidade natural da clarabóia.

 

Centre d’entrainement de Grosbois à Boissy-Saint-Léger

Localização: Boissy-Saint-Léger en Val-de-Marne, France

Dimensões: 77 X 23 metros

Este centro equestre está localizado em um castelo francês do século 17, o Château de Grosbois, comprada em 1962 pela Société d'Encouragement à l'Elevage du Cheval Français para a conversão em uma pista coberta, centro de treinamento e escola profissional de eqüinos. O contraste entre painéis de madeira escura e suas clarabóias e janelas é impressionante.

 Winter Riding School

Localização: Vienna, Austria

Dimensões: 55 X 18 metros

Designer: Joseph Emanuel Fischer von Erlach

Local das performances da escola de equitação espanhola, este salão célebre foi construído entre 1729 e 1735 e é uma dos mais antigos Manèges de seu tipo no mundo. Encharcado de sol, o salão branco deslumbra com tons de prata e ouro, enquanto lustres de cristal brilham em cima do picadeiro indoor.

 

Beechwood Stables

Localização: Weston, Massachusetts

Designer: John Blackburn

Não poderia faltar aqui um projeto dele! Uma pista coberta com um lounge vip de observação, ela conta com todos os princípios de uma arquitetura saudável para cavalos. Possuí iluminação zenital através de cobertura em policarbonato translúcido, as estruturas metálicas na lateral são retráteis, o que permite subir as janelas em dias de calor para "arejar" mais o espaço e fechar em dias de vento frio e chuvas.

Categoria: Pistas
Comentários (0) e Compartilhar

Pista de areia para cavalos - Os erros mais comuns

Publicado em 29/02/2016 às 19h58

Existem vários erros comuns que você pode evitar ao fazer uma pista para cavalos, construir uma pista é um grande investimento e para faze-lo de maneira correta você deve ter o máximo de informações em seu planejamento.

1- Localização

O primeiro passo para o planejamento ideal de uma pista é escolher o local mais adequado. Ninguém ficará surpreso ao saber que drenagem é um dos maiores problemas na construção de uma pista. O quanto você irá gastar de energia vai depender das propriedades naturais do solo, se é pedregoso, arenoso, se existe uma espessa camada de argila..A natureza do terreno irá determinar o quanto de esforço será necessário para levar a água fora e longe de sua arena.

Ao localizar a pista em um ponto alto do terreno, você já tem meio caminho andado para um bom escoamento das águas. Parece uma coisa obvia, mas é surpreendente quantos proprietários deixam de economizar muito dinheiro ao construir as pistas onde preferem que seja, ao invés de deixar a topografia escolher o local ideal. É sempre melhor trabalhar com a natureza e não contra ela. É possível construir um pista em cotas mais baixas do terreno, você só terá que desembolsar maior quantidade de dinheiro para isso.

2- Sistema de drenagem inadequado

O próximo passo é garantir que seu sistema de escoamento de águas pluviais irá aguentar as demandas do perímetro. Você deve ter pelo menos um dreno funcionando em toda a arena e um em torno de seu perímetro. Estes drenos perimetrais são importantes porque a pista fora normalmente acomoda a maior quantidade de tráfego. Se o solo é argiloso, é provável que você precise instalar drenos transversais adicionais e aumentar o diâmetro dos drenos externos para garantir um sistema adequado.

3- Materiais de má qualidade

Construir uma pista não é como uma receita de bolo que você pode buscar na internet e copia-la. Você deve estar sempre ciente da qualidade dos materiais que está comprando. Alguns lugares são abençoados com abundância de boas pedras naturais, outros nem tanto. O ideal é procurar um fornecedor confiável que te ofereça uma garantia.

4- Tamanho é importante

Ao escolher as dimençoes sua arena, lembre-se que o tamanho importa, especialmente quando se trata de valor de revenda. Você pode não pretender vender a sua propriedade num futuro próximo, mas todo imóvel vai para o mercado eventualmente.

O tamanho adequado da pista irá depender das modalidades praticadas, salto, adestramento, três tambores, laço, team roping, entre outros.. Mas deve-se sempre levar em conta a versatilidade da pista para mais de uma função.

5- Construir no período errado

Deve-se executar a pista de areia durante o periodo de maior seca do ano. A argila precisa ser cuidadosamente gerenciada, especialmente durante trabalhos de terraplenagem, tais como "corte e aterro", por isso não pode haver barro. (O que ocorre em períodos de chuva como janeiro a março, fazendo com que ele suba e mova a camada de brita e bidim, levando à contaminação da superfície e uma drenagem fraca. Se isso ocorrer, serão necessário trabalhos de reparação).

 

Categoria: Pistas
Comentários (2) e Compartilhar

left show fwR|left tsN fwR|left show fwR|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY uppercase|fsN fwR uppercase|uppercase|news login fwR uppercase|tsN fwR uppercase|b01 uppercase bsd|content-inner||news fl