Pista de areia para cavalos - Os erros mais comuns

Publicado em 29/02/2016 às 19h58

Existem vários erros comuns que você pode evitar ao fazer uma pista para cavalos, construir uma pista é um grande investimento e para faze-lo de maneira correta você deve ter o máximo de informações em seu planejamento.

1- Localização

O primeiro passo para o planejamento ideal de uma pista é escolher o local mais adequado. Ninguém ficará surpreso ao saber que drenagem é um dos maiores problemas na construção de uma pista. O quanto você irá gastar de energia vai depender das propriedades naturais do solo, se é pedregoso, arenoso, se existe uma espessa camada de argila..A natureza do terreno irá determinar o quanto de esforço será necessário para levar a água fora e longe de sua arena.

Ao localizar a pista em um ponto alto do terreno, você já tem meio caminho andado para um bom escoamento das águas. Parece uma coisa obvia, mas é surpreendente quantos proprietários deixam de economizar muito dinheiro ao construir as pistas onde preferem que seja, ao invés de deixar a topografia escolher o local ideal. É sempre melhor trabalhar com a natureza e não contra ela. É possível construir um pista em cotas mais baixas do terreno, você só terá que desembolsar maior quantidade de dinheiro para isso.

2- Sistema de drenagem inadequado

O próximo passo é garantir que seu sistema de escoamento de águas pluviais irá aguentar as demandas do perímetro. Você deve ter pelo menos um dreno funcionando em toda a arena e um em torno de seu perímetro. Estes drenos perimetrais são importantes porque a pista fora normalmente acomoda a maior quantidade de tráfego. Se o solo é argiloso, é provável que você precise instalar drenos transversais adicionais e aumentar o diâmetro dos drenos externos para garantir um sistema adequado.

3- Materiais de má qualidade

Construir uma pista não é como uma receita de bolo que você pode buscar na internet e copia-la. Você deve estar sempre ciente da qualidade dos materiais que está comprando. Alguns lugares são abençoados com abundância de boas pedras naturais, outros nem tanto. O ideal é procurar um fornecedor confiável que te ofereça uma garantia.

4- Tamanho é importante

Ao escolher as dimençoes sua arena, lembre-se que o tamanho importa, especialmente quando se trata de valor de revenda. Você pode não pretender vender a sua propriedade num futuro próximo, mas todo imóvel vai para o mercado eventualmente.

O tamanho adequado da pista irá depender das modalidades praticadas, salto, adestramento, três tambores, laço, team roping, entre outros.. Mas deve-se sempre levar em conta a versatilidade da pista para mais de uma função.

5- Construir no período errado

Deve-se executar a pista de areia durante o periodo de maior seca do ano. A argila precisa ser cuidadosamente gerenciada, especialmente durante trabalhos de terraplenagem, tais como "corte e aterro", por isso não pode haver barro. (O que ocorre em períodos de chuva como janeiro a março, fazendo com que ele suba e mova a camada de brita e bidim, levando à contaminação da superfície e uma drenagem fraca. Se isso ocorrer, serão necessário trabalhos de reparação).

 

Tags: Arquitetura Equestre, cavalos, haras, hipica, pista de areia, pista de hipismo

Comentários

Arq.Flávio Menezes em 21/02/2017 19:17:27
Qual a areia recomendada para piquete equino ?
JORGE KAMIL JR em 14/08/2016 16:26:10
Caso tenham newletter favor me incluir para recebe-los.
Att,jkj.

Enviar comentário

voltar para Arquitetura Equestre

||left||||news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 c05 bsd|c05|b01 c05 bsd|content-inner||news fl