Pequenas instalações para cavalos - Cocheiras de 2 a 6 baias

Publicado em 31/08/2017 às 18h02

Semana passada recebi e-mail de um leitor falando que gostaria de ver mais instalações menores, para pequenos criadores ou aqueles proprietários que tem cavalos para seu lazer, porque simplesmente gostam do animal.

Fizemos este post para mostrar que pequenas cocheiras também podem ter um grande impacto e um grande design.

Vamos começar com este projeto de nossa autoria, com um design que priorizou a funcionalidade e eficiência da cocheira, esta pequena estrutura possuí 4 baias, quarto de sela, depósito de grãos, ducha e piquete na face posterior da fachada (fundos).

cocheira para cavalos bonita e pequena

Como vivemos em um país tropical, a ventilação otimizada foi prioridade, possibilitada pela ventilação cruzada na cobertura, gradil vazado nas frentes de baia e porta dos fundos (com a possibilidade de abrir somente a parte superior, virando uma janela). 

cocheira pequena para poucos cavalos bonita

O projeto abaixo, tem algumas diferenças no conceito de design, com corredor central e uma estrutura que pode ser fechada através das portas de correr localizadas nas duas extremidades. 

cocheira bonita pequena para cavalos

Um design mais fechado, porém, que da mesma forma possibilita a interação dos cavalos de dentro da baia com o meio ambiente externo através de pequeno piquetes onde eles podem "se esticar". 

celeiro pequeno para cavalos

Internamente, portas de correr facilitam o manuseio, as divisórias vazadas otimizam a interação e qualidade de vida dos animais. Uma ducha fechada também pode servir de tronco nos dias de fazer os dentes, ferrar, medicar, etc. 

corredor interno baia cavalo

Esta linda instalação abaixo, segue o mesmo conceito de aberturas para piquetes, com o detalhe de que ela tem também uma área coberta no pasto, que ajuda a proteger a parte interna (portas) da chuva e também como beiral para o sol, ajudando a minimizar o calor. estabulos para cavalos

Ainda falando sobre cocheiras com corredor central fechada nas laterais, o projeto abaixo possuí algumas telhas brancas que otimizam a iluminação o interior do estabulo, além disso, a abertura superior no lanternim possibilita a eliminação do ar quente.

celeiro americano para cavalos

Atenção para o acabamento de meia parede em pedra, fez toda diferença para deixar a estética mais atrativa. 

haras para cavalos arquitetura

Abaixo, seguindo a linha "corredor aberto", duas cocheiras na cor branca que eu adoro! O branco reflete mais do que retém a luz, portanto além de ter um efeito de destaque na paisagem, em conjunto com a iluminação direcionada artificial durante a noite fica ainda mais atrativo! Porém, há que se atentar para a manutenção e limpeza. 

hipica para cavalos hipismo

hipica haras fazenda cavalo

Já a madeira, tem um ar mais aconchegante, por ser um elemento natural deixa o ambiente acolhedor. Nos piquetes individuais ao invés da madeira o arquiteto optou pelo metal, que pode se mostrar uma escolha sabia em alguns casos, visto que não demanda a manutenção que a madeira tem (tanto pela pintura, quanto pelo desgaste causado pelo tempo e até os próprios cavalos). O metal também ajuda a evitar vicios como do cavalo engolir ar, por ser uma estrutura rigida não se mostra atrativa para que eles queiram "mordiscar". 

cocheira para cavalos

 

Imagens: Morton Buildings , Pinterest

 

Comentários

Gildo cano Osório em 01/09/2017 16:11:36
gostei tenho vontade de criar us cavalo de rasa vou precisar de uma baía boa


Enviar comentário

voltar para Arquitetura Equestre

left show fwR|left tsN fwR|left show fwR|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY uppercase|fsN fwR uppercase|uppercase|news login fwR uppercase|tsN fwR uppercase|b01 uppercase bsd|content-inner||news fl