Gestão de esterco em cocheiras

Publicado em 01/06/2016 às 16h19

A manipulação de estrume é uma condição necessária de gestão de estábulos, certificar-se de que a limpeza e outras tarefas de manuseio de estrume são feitas de forma eficiente pode levar a mais tempo gasto com o cavalo. É importante reconhecer que os cavalos produzem grandes quantidades de estrume que rapidamente se acumulam! Cerca de 12 toneladas de esterco e de cama suja serão removidos anualmente de cada baia (que abriga um cavalo em tempo integral). Devemos considerar cuidadosamente como este material é movido e armazenado para ter uma gestão do estrume eficiente. Retirar o estrume de uma baia é apenas o começo. Um sistema de gerenciamento de dejetos completo envolve a coleta, armazenamento (temporário ou a longo prazo) e eliminação ou utilização. Questões associadas, como o controle de odor, moscas e sua reprodução e impacto ambiental serão abordadas aqui.

o que fazer com o estrume

Práticas de manejo de dejetos dentro das instalações do cavalo merecem atenção especial. Muitas vezes, as cocheiras para cavalo têm pouca ou nenhuma área cultivada para a eliminação de esterco e de cama suja. Várias alternativas para lidar com o estrume incluem a eliminação de terra, o armazenamento para o manuseio futuro, remoção do local estável e compostagem. Alguns estábulos desenvolveram mercados para distribuir ou vender esses resíduos. Em um ambiente suburbano ou rural, a gestão de estrume adequada é baseada em princípios simples que irão ajudar a eliminar os impactos de poluição ambiental e perturbações, tais como odor e moscas.

o que fazer com o esterco do cavalo

Produção de resíduos em estábulos e suas características

Estrume inclui ambas as porções sólidas e líquidas de resíduos. O estrume de cavalo é cerca de 60% de sólidos e 40% na urina. Em média, um cavalo produz cerca de 30kg de resíduos sólidos e 2,4L de líquido total por dia. O volume de cama suja removido é praticamente o dobro do volume de esterco removido, variando práticas de gestão. Planeje-se agora para lidar com este material! Tarefas de um celeiro incluem uma limpeza diária de esterco e cama suja, levando a um fluxo constante de resíduos para manusear. Existem vários materiais de cama para baias e cada um tem características diferentes no manuseio, aplicação de campo, adequação para compostagem e aceitação para as vendas. Disponibilidade e custo de materiais de cama, provavelmente, provavelmente terão a maior influência sobre a seleção do proprietário. As necessidades no manejo de dejetos dos cavalos de pasto são diferentes das dos cavalos estabulados. O estrume depositado no campo é benéfico, uma vez que serve como fertilizante.  Quantidades substanciais de estrume podem se acumular onde os cavalos se reúnem: perto da porteira, bebedouros, áreas de sombra favorita, alimentadores e abrigos. Estas áreas devem ser limpas semanalmente para um melhor manejo de pastagens, controle de parasitas e para diminuir a reprodução de moscas. O esterco recolhido de piquetes e pastagens pode ser adicionado aos resíduos armazenados dos estábulos. O estrume de cavalo pode ser considerado um recurso valioso em vez de um "desperdício". Com a maior ou menor quantidade de material de cama misturado com esterco em resíduos de uma baia típica, o valor fertilizante de nutrientes irá variar bastante.

estrume de cavalo o que fazer

Impacto ambiental

Minimizando Transtornos

Para uma zona suburbana, um problema em potencial inclui a superação de equívocos sobre o incômodo e potencial de poluição das cocheiras de cavalo. Mas algumas pessoas podem ver os cavalos como máquinas de gerar esterco, moscas e odores. Um estábulo operando com um grande número de cavalos numa área de cultivo pode intensificar os problemas e incômodos não observados em pequenos estábulos. Geralmente, de 2 a 3 acres de bom pasto por cavalo é necessário para fins de alimentação animal no verão. Felizmente, uma gestão cuidadosa e atenção intensiva aos detalhes pode superar problemas potenciais de operações com cavalo. Pragas comumente associados à agricultura animal são moscas e pequenos roedores, como ratos e camundongos. Mas são as moscas e odores que estão entre as queixas mais comuns, no entanto a gestão adequada estrume pode ajudar a eliminar pragas agrícolas e odores. É sempre mais eficaz evitar a reprodução de moscas e insetos do que controlar moscas adultas. Eliminando o habitat exigido pelas larvas para eclodir e crescer reduz significativamente as populações de moscas. As moscas depositam ovos em poucos centímetros, no topo de esterco úmido; portanto minimizar a área de superfície de esterco úmido é uma estratégia de redução. Os ovos podem eclodir em menos de 7 dias, sob condições ideais de temperatura e umidade, estima-se que uma mosca pode produzir 300 milhões de larvas em cerca de 60 dias! Para que isso não aconteça, mantenha o estrume o mais seco possível, abaixo de 50% de umidade, a fim de torná-lo menos desejável para a deposição de ovos. Espalhe o estrume em camadas finas durante a aplicação no campo, ou impeça a entrada de precipitação cobrindo a área de armazenamento permanente, eventuais lixeiras ou armazenagem de estrume temporária. 

compostagem de estrume de cavalo

onde colocar estrume de cavalos

Roedores

Lixo, lixeiras, pilhas de madeira velha ou estrume são onde os ratos e camundongos se escondem, por isso é importantíssimo sempre higienizar. Manter as ervas daninhas aparadas em torno dos edifícios para reduzir esconderijos. Sacos de alimento empilhados criam passagens ideais onde os roedores podem comer, se esconder e se reproduzirem. A armazenagem de alimentos ideal é em caixas à prova de roedores, de preferência revestidas de metal ou malha de arame.

quarto de ração cavalos

As áreas sob silos, beliches e baldes são excelentes locais de alimentação para os roedores. Pisos de concreto e fundações impedem a entrada de roedores, assim como fazer escudos de metal nas portas e telas nas pequenas aberturas. Veneno não é recomendado em cocheiras, além de ser nocivo para os cavalos também podem prejudicar crianças desavisadas. Uma solução rápida para este tipo de praga são os gatos (que não estão acostumados com ambientes domésticos, pois estes já perderão seu instinto de caça), mas a limpeza é sempre mais aconselhável.

Odor

O odor incomodo dos próprios cavalos é geralmente mínimo. Odores desagradáveis ​​normalmente são emanados dos produtos do estrume. Se o estrume é deixado a decompor-se, sem oxigénio suficiente, (anaeróbico), irá produzir aquele cheiro desagradável. A decomposição aeróbica (com oxigénio), não produz tais odores porque os micróbios decompõem o desperdício utilizando os nutrientes e produzem compostos sem odor (vapor de água e dióxido de carbono, por exemplo) como um subproduto. Coloque a área de depósito a favor do vento da instalação do estábulo e áreas residenciais para minimizar problemas de odor. A brisa de verão é a principal preocupação se no inverno e no verão as direção do vento que prevalece não é a mesma. Pessoas tendem a ser menos tolerantes no calor.

Estética

Outro incômodo associado com a gestão de resíduos pode ser o aspecto visual de grandes pilhas de armazenamento de estrume. Mantenha o local de armazenamento fora do alcance da vista, através de vegetação, cercas e / ou localizado em uma área remota. Uma instalação de resíduos bem concebido e gerido pode ser razoavelmente contido e não ofensivo visualmente. A triagem do local de armazenamento vale a pena porque "fora da vista é fora da mente", se o armazenamento for de outra forma bem gerido.ia orgânica em decomposição é essencial para o controle da mosca, incluindo ração acidentalmente derramada, estrume deixado nos cantos da baia, aparas de relva. A limpeza de grãos derramados não só irá suprimir populações de moscas, mas também reduz as fontes de alimentação para camundongos e ratos.

estabulo lindo para cavalo

o que fazer com esterco do cavalo

Na próxima postagem iremos abordar questões de manuseio, pisos e eliminação.

Artigo traduzido preparado por Eileen Wheeler, professora de engenharia agrícola e biológica, e Jennifer Smith Zajaczkowski, tecnóloga sênior de pesquisa em engenharia agrícola e biológica.

 

Tags: cocheira para cavalos, estrume em cocheiras, odor em cocheiras

Enviar comentário

voltar para Arquitetura Equestre

||left||||news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 c05 bsd|c05|b01 c05 bsd|content-inner||news fl