Gestão de esterco em cocheiras 02

Publicado em 13/06/2016 às 19h24

Prevenir poluição de água pelo estrume

Pilha de escoamento.

Qualquer armazenagem de estrume no local não deve contribuir para a poluição da água do solo ou da superfície. Lixiviado é o líquido acastanhado que escorre a partir do conteúdo sólido e drena para a parte inferior da pilha de resíduos;, uma gestão adequada pode evitar a formação de lixiviados. Uma área de armazenamento coberto por exemplo, terá muito menos lixiviado que uma exposta a precipitação. Um obstáculo de concreto com paredes laterais é necessário para conter os lixiviados de grandes pilhas, descoberto. A drenagem de lixiviados para um sistema de tratamento, tais como uma área de infiltração gramada é necessária para evitar derramamento para zonas sensíveis geológica ou socialmente.

Pisos de cocheiras

piso baia de cavalo

O tipo de piso da baia pode determinar o potencial de poluição das águas subterrâneas do estábulo. Concreto, asfalto e pisos de argila bem compactados são considerados impermeáveis ao fluxo de água. No entanto, qualquer que seja o tipo de piso utilizado, é sempre necessária alguma forragem para a cama, assim a urina e qualquer líquido do estrume são absorvidos pela cama.

Para pisos como concreto e asfalto, drenos são recomendados para a remoção de águas residuais, há que se atentar ao dimensionamento adequado da tubulação especialmente em algumas baias são frequentemente regadas e desinfetadas, como baias de parto ou hospitalares. Quando são utilizadas grandes quantidades de água, pisos impermeáveis ​​e drenos são necessários.

O drenos na baia devem ter uma tampa removível além de ficarem no canto da baia para evitar desconforto do animal quando se deita. O piso deve inclinar ligeiramente (3% é suficiente) para o ralo. Uma alternativa é a inclinação do piso para a porta da frente, onde uma calha estreita é posicionada ao longo da parede da frente, no piso do corredor, esta calha deve ter uma inclinação ao longo do corretor em direção aos drenos.

Paddocks para dias chuvosos.

Algumas fazendas possuem piquetes para dias chuvosos, que são espaços para exercício sem pasto. Paddocks sem grama também funcionam bem para cavalos mantidos em área cultivada limitada ou quando as pastagens são replantadas, fertilizadas, ou está descansado como parte do programa de rotatividade de pasto. O ideal é localizar estes piquetes de exercício em terreno elevado com provisão para limpeza da área de estrume e diminuindo o potencial de escoamento. Uma camada de pó de pedra ajuda a diminuir a lama, auxiliando a drenagem, além de proporcionar uma melhor superfície para recolher o estrume.

Manuseio de estrume

Movimento eficiente.

Ao manusear grandes quantidades de resíduos deve-se considerar amplas aberturas (portas). Evite desenhos de estábulos ​​que exigem voltas e passagens estreitas para no percurso do estábulo para a área de deposição de estrume. Para otimizar a eficiência do trabalhador é essencial uma boa iluminação natural e tornar a área de estoques de estrume temporária facilmente acessível a partir de todas as áreas do estábulo. Na maioria dos estábulos, as baias são limpas diariamente e o estrume armazenado em uma área acessível perto do celeiro.

Para evitar a manipulação adicional, os trabalhadores podem armazenar temporariamente o estrume em um veículo, como uma lixeira estrume. Uma vez que as tarefas de limpeza terminem, ou o armazenamento temporário seja preenchido, o estoque é movido para o local de armazenamento a longo prazo ou removido do local.

Situando o armazenamento de estrume

deposito de esterco

As áreas de estocagem de resíduos devem ser acessíveis a caminhões ou tratores. A localização em terreno alto normalmente irá fornecer solo firme bem acima das águas subterrâneas, formando uma base adequada para a instalação de armazenamento e estrada de acesso. Não armazenar o estrume onde o escoamento superficial ou enchentes farão com que nutrientes escoem por enxurradas próximas, também evitar piquetes devido ao aumento da exposição dos cavalos aos parasitas. Maus resultados de drenagem, em condições saturadas levam a acessos lamacentos e poças de água contaminadas. Desviar a água de drenagem superficial e do escoamento dos telhados próximos para lugares afastados da área de pilha. Muitos estábulos e pistas não tem sarjetas, resultando um volume grande de água para escoamento, um sistema de calha e drenos irá recolher e desviar a água longe da fundação do edifício e ignorar a armazenagem de estrume. Lonas ou um teto sobre a armazenagem de estrume pode minimizar a entrada de água da chuva. Não permitir o escoamento poluído para a piscina, já que mosquitos e moscas se reproduzem na área úmida.

Eliminação de estrume

Caminhões de transporte

caminhão esterco

Uma opção de eliminação de chorume é contratar um caminhão que irá remover os resíduos da instalação estável; os resíduos podem ser usados ​​em uma operação de compostagem comercial ou para outras funções em que sua eliminação é de responsabilidade do transportador. Um depósito para despejar os resíduos deverá ser dimensionado de forma que possam ser esvaziados semanalmente, também é importante pensar no seu acesso para os caminhões. Um tanque de concreto ou alvenaria são os mais recomendados para conter qualquer lixiviado.

Outros resíduos

A gestão de resíduos não se limita aos resíduos da baia do cavalo em uma instalação que abriga cavalos. Resíduos médicos (por exemplo, seringas e agulhas), o lixo branco, geralmente tem requisitos especiais de eliminação, assim como fertilizantes e pesticidas e suas embalagens, por vezes, têm restrições para eliminação. Resíduos dos banheiros (esgoto) requerem um sistema séptico ou conexão com o sistema de esgoto municipal. A água cinza, como chuveiros e pias, ou águas pluviais, tem uma possibilidade interessante de reaproveitamento para irrigação de áreas verdes e especialmente pistas de areia. Drenagem e escoamento superficial de asfalto, telhados de edifícios, piquetes sem vegetação, e áreas de exercício precisam ser gerenciados para que seu escoamento não invada cursos de água naturais.

Resumindo..

Ter um planejamento eficiente eficiente para a gestão de esterco traz benefícios tanto para o proprietário como para os moradores do entorno. O tempo gasto em planejamento será uma economia no futuro, diminuindo o esforço em tarefas de limpeza de baia e otimizando o tempo gasto pelos funcionários.

Fonte de referência: Artigo de Eileen Wheeler, professor de engenharia agrícola e biológica. 

Tags: arquiteto de cavalos, Arquiteto de haras, Arquiteto de hipica, baia para cavalos, cocheira de cavalos, compostagem de cama, gestão de esterco, limpeza de baia, nstrução de baia

Enviar comentário

voltar para Arquitetura Equestre

||left||||news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 c05 bsd|c05|b01 c05 bsd|content-inner||news fl