Estábulos/ cocheiras

Haras encantador feito com pedra vulcânica no México

Publicado em 07/05/2018 às 19h05

Ao contrário de muitos projetos que mostramos aqui, onde a arquitetura tem a intenção de contrastar o mínimo possível com a natureza e seu entorno, este haras teve como partido paredes cinza e telha preto como forma de criar uma paleta de cores neutras e contrastar com as diversas cores da paisagem.

As paredes cinzentas da cocheira foram construídas a partir de rochas vulcânicas cortadas  moldadas enquanto as extremidades da empena são revestidas com telhas retangulares pintadas na cor preta.

As portas e pilares de madeira do estábulo ao redor do pátio central são construídos a partir de madeira de pinho, que é abundante em Jalisco, onde a fazenda está localizada.

A cocheira é feita em formato “L” com 15 baias, área para armazenar grãos, quarto de selas e as parte de duchas fica na área externa.

Ao lado do pátio central do estábulo está uma pequena área de lazer, chamada de “clubhouse” equipada com cozinha, sala de estar, jantar e banheiros.

Projeto AE Arquitectos. 

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (0) e Compartilhar

Lindo rancho no México por AE arquitectos

Publicado em 23/04/2018 às 11h35

O Rancho La Stella está localizado a sudoeste de Guadalajara, em Tapalpa, uma cidade pequena e colorida próxima as montanhas. Os clientes já possuíam uma casa de férias em Tapalpa e precisavam de uma extensão para manter sua paixão por cavalos. Foi concebido como um espaço para criar cavalos e compartilhar a experiência com clientes, familiares e amigos.

arquitetura de cavalos

rancho para cavalos projeto

Este projeto tem uma necessidade muito específica em relação à sua função. Foi pedido que reconstruíssem o seu estábulo para atender às necessidades da tarefa específica de criar uma linha única de cavalos espanhóis; o processo de design seguiu com precisão as diretrizes e especificações para as necessidades da cocheira de cavalos.

A organização geral do projeto gira em torno de dois edifícios principais com forma de ferradura, opostos um ao outro, com dois pátios em frente a cada edifício e um grande corredor que liga todas as áreas.

planta projeto rancho de cavalos

Um terceiro edifício está localizado ao sul dos estábulos, com vistas privilegiadas do Nevado de Colima e da Presa del Nogal. Neste incluem uma sala, um bar com uma mesa de bilhar, onde as paredes são decoradas com prêmios e lembranças. Este espaço foi concebido para reuniões sociais.

Todos os materiais foram cuidadosamente selecionados para aprimorar a experiência e a sensação de exclusividade. O Pinewood foi utilizado para a estrutura e carpintaria do projeto, um material muito comum na área. Telhado de barro foi usado devido ao tempo chuvoso e muito os materiais de Tapalpa que é a fonte de inspiração para o uso de materiais, cores de azulejo e pedras usadas no projeto.

Projeto: AE Arquitectos

Área: 750,00m²

Localização: Tapalpa, Jalisco - México.

Texto e imagens: Archdaily.com

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (0) e Compartilhar

Rancho Cerro Pelon - México

Publicado em 27/03/2018 às 11h10

O Cerro Pelon Ranch é uma propriedade de mais de 20.000 acres, uma das maiores de Santa Fé, que pertence ao icônico estilista Tom Ford, foi Orojetada pelo renomado arquiteto japonês Tadao Ando (ganhador do Pritzker, um prêmio considerado o Nobel da arquitetura).

A casa sede do rancho tem uma conexão direta com as oito baias e com a pista coberta e aberta, que são uma extensão direta da casa. A forma circular das pistas complementa a linearidade da planta da casa e cocheira.

Além das pistas e estrutura para cavalos, a instalação também abriga duas residências para convidados.

Atualmente a propriedade encontra-se a venda por U$75.000.000.

Texto e imagens: Architecturaldigest.com

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (0) e Compartilhar

O mais luxuoso estábulo do mundo é um museu - The Heilan Horse

Publicado em 13/03/2018 às 10h18

Pisos de mármore, teto de ouro, esculturas e luxuosos lustres talvez não sejam a primeira coisa que você imagina ao pensar em estábulos ou cocheiras para cavalos.

Apesar das imagens terem sido circuladas em muitas mídias alegando ser uma instalação em Dubai, na verdade, as instalações para cavalo mais luxuosas do mundo ficam na China. O clube equestre pertence ao fundador do grupo Heilan, "uma corporação multimilionária com sede em Xinqiao, na China". Esse homem comprou muitas raças de cavalos de todo o mundo e colocou-os em um salão generosamente construído para mostrar suas riquezas.

O museu faz parte de um projeto de resort turístico ecológico que compreende instalações de treinamento equestre e um shopping center.

43 raças de cavalos de mais de trinta países estão em exibição, incluindo um cavalo Akhal-Teke importado do Turquemenistão, de acordo com o site do governo de Jiangyin. Muitos deles aparecem com os mais diferentes penteados nas imagens.

Há muitas polêmicas a cerca da construção, do luxo em demasia, do piso de mármore excessivamente escorregadio para os cavalos, que "deslizariam como o bambi" disse um dos visitantes ou até mesmo do ambiente inapropriado para os animais que não se importam com o luxo.

Eficiente ou não, apropriado ou não, temos de concordar que o local surpreende por seu explendor. Quem não tem vontade de visitar, ao menos por curiosidade?

Fontes: Dailymail , WhatsonWeibo

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (0) e Compartilhar

Casa com cocheira para cavalo - Projeto na Colômbia

Publicado em 19/02/2018 às 17h26

Um dos desafios deste projeto era desenhar uma residência de campo que tivesse uma arquitetura contemporânea. A utilização de cores terrosas vem da arte tradicional rupestre do local, sendo uma constante nas fachadas campestres do local, que caracteriza os costumes, identidade e memória histórica dos habitantes de Zipacon, na Colômbia.

Projeto para cavalos

Tirando partido da bela paisagem natural no entorno, o planejamento do projeto levou em conta tanto as funções quanto os requisitos do espaço e aproveitamento das vistas que o lugar oferece.

casa moderna haras para cavalo

Levando em conta as solicitações do proprietário, o primeiro pavimento é dedicado aos cavalos e suas instalações complementares (tais como ducha, quarto de sela, depósito de feno, grãos, etc.). O segundo pavimento tem linguagem de loft e pode servir como uma habitação temporária ou permanente e encontram-se instalações como quarto, cozinha, sala multiuso e sanitários. Todos esses espaços estão dentro de um único volume arquitetônico.

casa de fazenda moderna

Paredes duplas, beirais e aberturas foram aliados para garantir o conforto térmico dentro da edificação. Assim como materiais que auxiliam a otimização energética.   

casa de haras moderna

Fonte: Archello.com

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (0) e Compartilhar

Projeto de centro hípico para cavalos a Espanha - Ultzama

Publicado em 05/02/2018 às 09h00

O projeto está inserido em uma região de vales. Um vale de colinas suaves mas resistentes, onde as pastagens verdes e os carvalhos configuram uma paisagem de caráter forte, cuja cor muda com as estações. Os edifícios são formados por grandes volumes isolados que parecem se tocar, mas que, na verdade, competem uns com os outros para mostrar seu caráter arquitetônico.

INDOOR PARA CAVALOS CENTRO EQUESTRE

Uma ousadia é particularmente evidente no telhado, cujo papel é reunir todos os diferentes conteúdos. Este é o contexto de um centro equestre de elite especializado em adestramento e com cocheira para cavalos: uma das forças mais fortes e sofisticadas criadas pela natureza.

HARAS PARA CAVALOS MODERNO HÍPICA CENTRO HIPICO

cocheiras modernas

A idéia de clareza e também a forte presença arquitetônica dos edifícios próximos guiaram o projeto desde o início. Além dos materiais e configurações expressivas específicas, a proposta foi inspirada pelo desejo de estabelecer uma relação com o contexto através de um volume exato e claro. Essa idéia de compreensão da edificação permeia não apenas o exterior, mas também determina a organização estrutural e construtiva dos edifícios.

COCHEIRAS MODERNAS E BONITAS PARA CAVALO

Desta forma, as casas para funcionários que trabalham e treinam no centro equestre não são diferentes e também são elaboradas com a mesma volumetria, projetada para abrigar as áreas de treinamento ou cocheiras, que estão integradas nesses volumes, tentando evitar estabelecer uma diferenciação entre eles, pois isso implicaria uma fragmentação que não é compatível com a paisagem natural e arquitetônica do vale.

CENTRO EQUESTRE PARA CAVALOS

PLANTA DE HARAS

A organização do espaço é relativamente simples. O volume grande e alongado abriga as cocheiras e casas de funcionários. A cobertura segue a mesma e inclina-se para abrigar maior altura na moradia e acesso principal do conjunto.

CENTRO EQUESTRE

Em paralelo, o grande volume que se conecta perpendicular ao primeiro contém a pista de treinamento para cavalos e cavaleiros e uma área de estar para treinadores, desta forma, a partir dos lugares de estar se tem vista direta tanto para a pista externa quanto para o picadeiro indoor.

PISTA INDOOR PARA CAVALOS

Fonte: Archdaily

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (0) e Compartilhar

Porque as instalações para cavalos no Brasil precisam mudar

Publicado em 20/12/2017 às 15h33

Arquitetura equestre, ou seja, a arte de projetar instalações para cavalos ainda é um tema incipiente no Brasil. Apesar dos inúmeros haras e hípicas que temos no país, alguns edificados nos mais finos acabamentos, pouco encontramos de material especializado no assunto que levam em conta questões que vão desde a funcionalidade do espaço até segurança do usuário e animais. Isso inclui literatura especifica até fornecedores.

Atualmente, nossa arquitetura das instalações voltadas para cavalos, seja ela um grande haras, um rancho, uma hípica ou até um pequeno maneje, são baseadas em uma cultura de replicar o padrão construtivo adotado de forma equivocada no país. Por exemplo, uma deficiência encontrada em 95% das construções de cocheiras do Brasil é a privação de luz natural, isso vem de uma cultura de que em um país tropical, predominantemente quente, fazer baias escuras para os cavalos irá tornar o lugar mais fresco e consequentemente mais saudável para o equino, quando na verdade, só deixará o local mais úmido e abafado, se projetarmos adequadamente, a exposição a luz natural só trará benefícios como desenvolvimento de vitamina D, ou seja, a pele, o casco, os dentes e ossos dos cavalos se beneficiarão da luz solar. A luz natural é comprovadamente eficaz ao eliminar germes e patógenos continuamente, além de ser o único fator que ajuda a regular a produção de hormônios como a melatonina; a luminosidade atrai o interesse dos humanos pelo lugar, ajuda a otimizar o desempenho dos ocupantes e tarefas dos funcionários, com uma visibilidade melhor, tornando o espaço mais seguro para o animal, consequentemente melhorando o humor e a produtividade de todos lá dentro. Basta dizer que, como uma defesa natural do ser humano, ao entrar em um lugar escuro, mal iluminado, você quer sair logo, buscar a luz; ao passo que ao entrar em um lugar iluminado. Além de todos esses benefícios, ainda temos a economia de energia elétrica, sem luzes acesas durante o dia. Como disse, a maioria das nossas instalações no Brasil não desfrutam dessa vantagem gratuita que é a luz do Sol, a boa notícia é que mesmo em haras e hípicas com edificações já existentes é possível mudar isso, adicionando painéis translúcidos no forro, maximizando aberturas superiores, janelas, etc. Essas medidas, combinadas com a ventilação adequada irão tornar o ambiente muito mais saudável e seguro.

Outra cultura equivocada é o uso de ventilador. A ventilação mecânica é dispensável e ainda mais, ela contribuí para espalhar a poeira e patógenos na cocheira. Mas como refrescar uma cocheira sem o uso do ventilador? Tirando partido da ventilação natural de cada lugar através de aberturas estrategicamente projetadas para eliminar o ar quente em conjunto com a iluminação natural. Combinando aberturas que promovem iluminação e ventilação em três niveís: No teto, em aberturas acima do nível da parede e nas aberturas laterais (janelas).

projeto arquitetura para cavalos

Além do fator conforto térmico a ventilação também tem papel crucial na eliminação da amônia de dentro da cocheira, para quem não sabe a amônia é um gás tóxico resultante da urina do cavalo.  A exposição a este gás, além do odor desagradável, queima os tecidos delicados do trato respiratório, olhos e aumenta a produção de muco, o que pode vir a resultar em doenças crônicas.  A chave para uma boa ventilação natural é o estudo da posição da cocheira em função das brisas prevalecentes no local, porém, para aqueles haras e hípicas que já estão construídos existem soluções alternativas para maximizar a ventilação através do estudo de novas aberturas.

Esses princípios básicos, amplamente aplicados em cocheiras, estábulos e instalações para cavalos fora do Brasil levam em conta não só a salubridade do local mas também são ideias de sustentabilidade que vão muito além da instalação de painéis solares ou reutilização de água, ajudam a economizar energia elétrica e consequentemente fazem toda diferença no bolso dos proprietários. Buscar inspirações fora do país nada tem a ver com tecnologias e materiais inovadores, mas sim como trabalhar princípios construtivos aplicando a arquitetura bioclimatica visando minimizar os impactos ambientais e reduzir o consumo energético. 

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (0) e Compartilhar

Bela fazenda no Texas - Stargate

Publicado em 26/09/2017 às 15h03

Localizada ao norte do Dallas em Bartonville no Texas, esta magnifica propriedade equestre chamada Stargate Farm possuí mais de 100 acres de área, uma casa sede com aproximadamente 400m² , casa para o gerente da propriedade, habitações para funcionários e todos os equipamentos necessários para atender os cavalos / cavaleiros com qualidade e conforto.

fazenda de cavalo

Pavilhão principal de cavalos

A cocheira principal possuí 20 baias para abrigar os animais, dois quartos de sela climatizados, duas duchas, lavanderia, cozinha, sala de reuniões, banheiros sociais e de serviço.

hípica para cavalos de salto

Cada baia tem aproximadamente 4x4m e seu próprio armário de tralha, além disso, ventiladores industriais individuais começam a trabalhar cada vez que a temperatura atinge 26°C. Esta cocheira está equipada com recursos de ultima geração, como um sistema industrial de supressão de incêndio, sistema de controle de moscas e insetos, câmeras de segurança e sensores de movimento.

Pavilhão de cavalos em treinamento

Esta cocheira está equipada com baias de 3,5x3,5m e também está equipado com ventiladores industriais em cada baia, bem como um sistema de supressão de incêndio, sistema de controle de mosca aérea e câmera de segurança. Projetado com telhado de dossel, a ventilação cruzada indireta mantém as baias a uma temperatura confortável, mesmo nos dias quentes do Texas.

cocheira para cavalosPista Indoor e camarote

Para o conforto de todos os usuários o picadeiro indoor é equipado com sistema de climatização, tem aproximadamente 30x60m. A parte frontal e posterior da pista possuí um painel espelhado em toda sua extensão. Do camarote os visitantes podem assistir aos treinos e campeonatos, conta com uma cozinha industrial equipada para atender eventos e coqueteis além de uma biblioteca e quarto de hóspedes.

pista coberta para cavalos

Pista descoberta

Com seus amplos 130x150m a pista descoberta possuí um piso de areia especial apropriado para todos os clientes, sistema de drenagem e irrigação altamente capacitado. Por sua extensão ela abriga treinos de adestramento e salto simultaneamente.

Redondel coberto

Em um ambiente controlado os cavalos novos podem ser treinados, em dias de sol e chuva sem ter que lidar com o desconforto das intempéries.

 Andador coberto

Aqui, os cavalos também podem se exercitar, desta vez se a necessidade de um treinador individual, em todos os climas

Piquetes

Trinta piquetes entre 1 a 20 acres cercam a cocheira principal e fornecem aos cavalos um momento de descontração com rotação diária.

piquete haras para cavalos

Laboratório de coleta e baias de criação

A Stargate possuí uma área específica para coleta que garantem que o semen dos seus garanhões seja coletado com segurança, processado e enviado o mais fresco possível para seus clientes.

Atualmente esta propriedade esta a venda por cerca de U$12.500.000,00

haras hípica e fazenda para cavalos

Portão de entrada para haras

Imagens e texto: Magnificentproperties ; Leadingstates 

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (0) e Compartilhar

Os instintos do cavalo e sua influência no projeto de um haras

Publicado em 13/09/2017 às 11h59

Quem está projetando um empreendimento equestre deve entender as necessidades do cavalo e seu comportamento. Pessoas que conhecem o animal são familiarizadas com seu instinto básico e atividades, mas nem sempre sabem como aplicar esse conhecimento na hora de projetar um estábulo seguro e eficiente para os cavalos.

comportamento dos cavalos e sua influência na hora de projetar haras hípicas e fazendas

Sociabilidade

Na natureza, os cavalos vivem em grupos. Ao serem isolados em baias individuais podem se sentir inseguros, entediados e desenvolver comportamentos de ansiedade já conhecidos como aerofagia (engolir ar), tecelagem (dança do urso), balançar a cobeça constantemente, mastigação, entre outros, que podem afetar a saúde e bem-estar do cavalo. Por este motivo estimular a socialibilidade entre os animais sempre que possível é um fator primordial para otimizar sua qualidade de vida, vejam algumas dicas que postamos clicando aqui.

Reação ao perigo

Na natureza,  o cavalo tem como instinto básico lutar ou correr dos perigos que se aproximam, eles possuem um campo de visão de 340° que possibilita uma sensibilidade especial a movimentos suspeitos em sua volta. Um haras ou hipica seguro deve levar em conta esse instinto e evitar ao máximo barreiras físicas que possam impedir o animal de correr, lembrando que seu próximo instinto é lutar (golpeando fechamentos com coices ou mordendo); caso não seja possível eliminar essas barreiras,  deve-se levar em conta que a reação do cavalo é rápida e intensa, portanto, seus materiais devem ser robustos e maleáveis para não lesionar o animal. Diminuir o instinto de fugir ou golpear também deve ser uma das premissas básicas ao projetar um haras, hípica ou fazenda para cavalos, pois além deles temos também pessoas, tratadores, clientes e alunos circulando pelo espaço. Lembrando que alguns cavalos (como garanhões reprodutores) naturalmente são mais excitados e agressivos, também devem ter uma instalação "personalizada".

Cocheiras, rotina e conforto

Em um cenário natural, os cavalos passam uma quantidade considerável do seu dia comendo (pastando) do que quando estão dentro das baias, por isso, é importante que quando confinados eles recebam comida com frequência mesmo que em pequenas porções, para ocupar seu tempo e tentar preencher os intervalos com atividades (escovar, duchar, montar ou mesmo solta-los no piquete). Cavalos normalmente descansam em pé, mas costumam deitar para dormir, por isso precisam de uma área ampla para deitar e levantar sem se machucar, além de uma superfície macia e confortável.

Projetar um haras ou hípica seguro não precisa ser complicado ou caro, basta ser eficiente. Instalações bem planejadas permitem otimizar as operações e diminuir os custos.

 

Artigo traduzido de Eileen Fabian Wheeler

Imagens: Free Images

Categoria: Estábulos/ cocheiras, Manejo e dia-a-dia
Comentários (0) e Compartilhar

Pequenas instalações para cavalos - Cocheiras de 2 a 6 baias

Publicado em 31/08/2017 às 18h02

Semana passada recebi e-mail de um leitor falando que gostaria de ver mais instalações menores, para pequenos criadores ou aqueles proprietários que tem cavalos para seu lazer, porque simplesmente gostam do animal.

Fizemos este post para mostrar que pequenas cocheiras também podem ter um grande impacto e um grande design.

Vamos começar com este projeto de nossa autoria, com um design que priorizou a funcionalidade e eficiência da cocheira, esta pequena estrutura possuí 4 baias, quarto de sela, depósito de grãos, ducha e piquete na face posterior da fachada (fundos).

cocheira para cavalos bonita e pequena

Como vivemos em um país tropical, a ventilação otimizada foi prioridade, possibilitada pela ventilação cruzada na cobertura, gradil vazado nas frentes de baia e porta dos fundos (com a possibilidade de abrir somente a parte superior, virando uma janela). 

cocheira pequena para poucos cavalos bonita

O projeto abaixo, tem algumas diferenças no conceito de design, com corredor central e uma estrutura que pode ser fechada através das portas de correr localizadas nas duas extremidades. 

cocheira bonita pequena para cavalos

Um design mais fechado, porém, que da mesma forma possibilita a interação dos cavalos de dentro da baia com o meio ambiente externo através de pequeno piquetes onde eles podem "se esticar". 

celeiro pequeno para cavalos

Internamente, portas de correr facilitam o manuseio, as divisórias vazadas otimizam a interação e qualidade de vida dos animais. Uma ducha fechada também pode servir de tronco nos dias de fazer os dentes, ferrar, medicar, etc. 

corredor interno baia cavalo

Esta linda instalação abaixo, segue o mesmo conceito de aberturas para piquetes, com o detalhe de que ela tem também uma área coberta no pasto, que ajuda a proteger a parte interna (portas) da chuva e também como beiral para o sol, ajudando a minimizar o calor. estabulos para cavalos

Ainda falando sobre cocheiras com corredor central fechada nas laterais, o projeto abaixo possuí algumas telhas brancas que otimizam a iluminação o interior do estabulo, além disso, a abertura superior no lanternim possibilita a eliminação do ar quente.

celeiro americano para cavalos

Atenção para o acabamento de meia parede em pedra, fez toda diferença para deixar a estética mais atrativa. 

haras para cavalos arquitetura

Abaixo, seguindo a linha "corredor aberto", duas cocheiras na cor branca que eu adoro! O branco reflete mais do que retém a luz, portanto além de ter um efeito de destaque na paisagem, em conjunto com a iluminação direcionada artificial durante a noite fica ainda mais atrativo! Porém, há que se atentar para a manutenção e limpeza. 

hipica para cavalos hipismo

hipica haras fazenda cavalo

Já a madeira, tem um ar mais aconchegante, por ser um elemento natural deixa o ambiente acolhedor. Nos piquetes individuais ao invés da madeira o arquiteto optou pelo metal, que pode se mostrar uma escolha sabia em alguns casos, visto que não demanda a manutenção que a madeira tem (tanto pela pintura, quanto pelo desgaste causado pelo tempo e até os próprios cavalos). O metal também ajuda a evitar vicios como do cavalo engolir ar, por ser uma estrutura rigida não se mostra atrativa para que eles queiram "mordiscar". 

cocheira para cavalos

 

Imagens: Morton Buildings , Pinterest

 

Categoria: Estábulos/ cocheiras
Comentários (1) e Compartilhar

left show fwR|left tsN fwR|left show fwR|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY uppercase|fsN fwR uppercase|uppercase|news login fwR uppercase|tsN fwR uppercase|b01 uppercase bsd|content-inner||news fl