10 Dicas para prevenção de incêndios em cocheiras

Publicado em 24/02/2016 às 15h13

Cocheiras devem ser seguras. Cheias de feno, serragem, borracha e madeira que são materiais altamente inflamáveis ao menor sinal de faísca. Por causa do alto risco é importante ser proativo quando se fala em prevenção contra o fogo.

1- Mantenha fios e lâmpadas longe dos cavalos

Nossos equinos são animais curiosos. Não podemos nos dar ao luxo de deixar luminárias acessíveis para que eles possam "examinar", ou até fios que eles possam morder. 

2- Certifique-se de que seu corredor tenha dimensões adequadas

O corredor central do pavilhão de cocheiras deve ser amplo o suficiente para que um cavalo possa dar meia volta sem esbarrar na laterais, ou para que dois animais possam se cruzar confortavelmente. 

3- Instale sinalizações de emergência e não-fume

É importante ter uma baia bem sinalizada em caso de incêndio, pode evitar um desastre ainda maior. Além disso, seja firme e intolerante com cigarro nas cocheiras.

4- Mantenha seu espaço sempre limpo

Uma vassoura e um ancinho são as melhores e mais simples ferramentas que você pode ter para te ajudar a prevenir um incêndio. Mantenha as saídas e corredores sempre livres de empecilhos, carrinhos e outros objetos.

5- Tratores, equipamentos e veículos a gasolina fora das cocheiras

O ideal é que eles fiquem guardados em um depósito a pelo menos 20 metros de qualquer celeiro com cavalos porque os sistemas elétricos, de combustível e de escape podem causar incêndios. Além disso, qualquer que seja seu tipo de abastecimento (alcool, gasolina..) deve ser armazenado junto com os mesmos.

6- Mantenha feno e serragem separados das cocheiras

Nem sempre é possível ter uma edificação separada, os depósitos de estocagem podem ser apenas isolados por alvenaria, pois feno não é apenas inflamável, também pode sofrer uma combustão espontânea se não estiver bem seco antes de sua armazenagem.

7- Inspecione suas instalações elétricas

Com frequencia. Fios desencapados ou gastos podem ser perigosos, eles devem estar sempre envoltos de metal ou PVC para evitar bichos e roedores de mascar sobre ele. Todas as instalações elétricas devem ser embutidas e tomadas e interruptores sempre limpos e longe do alcance dos cavalos.

8- Instale um para-raios

Ao contrário do que alguns pensam, instalar um para-raios é barato e pode te poupar muita dor de cabeça. Para garantir que o seu sistema de proteção contra descargas atmosféricas está devidamente fundamentado, deve ser instalado por um profissional certificado.

9- Tenha extintores de incêndio e inspecione-os mensalmente

Todo celeiro deve ter extintores de incêndio. Um extintor de multiuso (classificado ABC) é o tipo recomendado para estábulos, devem ser instalados em cada entrada e no pavilhão a cada 10 metros.

10- Entrada bem sinalizada e de fácil acesso

Certifique-se de que ao chamar a emergência a entrada do seu haras, hípica ou fazenda será facilmente localizada. A passagem deve ser dimensionada de forma que um caminhão de bombeiros possa acessar o local sem dificuldades.

 

Como agir com segurança em caso de incêndio

Chame os bombeiros imediatamente no 193

Diga "Tenho um incêndio em meu estábulo com cavalos" e diga corretamente seu endereço. Desta forma, os bombeiros saberão que se trata de um estabelecimento com animais vivos e não somente instalações.

Não entre nas cocheiras se já estiver envolvida em chamas

Se for seguro retire os cavalos um a um de suas baias, começando pelas mais acessíveis

Esteja ciente de que os cavalos tendem a voltar para a cocheira com medo e confusão

Após retirados, mantenha os animais longe das cocheiras de forma que eles não possam voltar

Certifique-se de ter todos os seus cavalos examinados por um veterinário após o incêndio. a inalação de fumaça pode causar danos graves nos pulmões e complicações respiratórias.

Os cavalos são propensos ao estresse e podem ter cólicas depois de um incêndio.

 

Cocheiras devem ser seguras. Não podemos nos permitir qualquer tipo de negligencia quando se trata de precauções para segurança. Se possível, convide o corpo de bombeiros da sua cidade para fazer uma visita a sua instalação, verificar pontos fracos e melhores rotas de fuga, ninguém melhor do que eles para te aconselhar.

 

Referências: Fire Safety in Barns, HumaneSociety

 

Tags: Arquiteto de haras, cavalos, cocheiras , equestre , prevenção de incêndio em cocheiras, segurança nos estabulos

Enviar comentário

voltar para Arquitetura Equestre

||left||||news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 c05 bsd|c05|b01 c05 bsd|content-inner||news fl